sábado, fevereiro 03, 2007

Catania vs Palermo



Este ultimo video mostra as imagens do que se paxou nas ruas de Catania. Jogo entre dois rivais da mesma cidade "Sicilia", que contou com a morte de um policia, o agente Filippo Raciti faleceu depois de atingido na cara por um artefacto explosivo. As autoridedes competentes já ameaçaram fazer parar o campeonato Italiano, durante um ano: "Penso que ao ser confrontado com estes acontecimentos, o futebol deve parar por um ano e ver se é possível mudar a abordagem colectiva a este desporto. Temos vindo a denunciar ataques semanais a jogadores devido a maus resultados. Isto é um sintoma de que a cultura desportiva neste país esta errada. Quando coisas destas acontecem no exacto momento em que o futebol procura recuperar o prestígio perdido com os escândalos, isso deixa-nos esmagados." Palavras proferidas Sergio Campana, presidente da AIC.


Estas são imagens do encontro em si, o jogo foi interrompido durante 40 minutos, tendo os jogadores que recolhrem ao balneario. Todo o Ultra que se prese, tem no seu bom senso a obrigação de comentar os incidentes. O que hotem se passou em I talia, amanha pode muito bem passar-se por terras lusitanas, Penso que não estou a dramatizar, pois já tivemos alguns casos de alguma gravidade que me fazem proferir tais palavras. É hora de reflectir sobre o que somos, e o que realmente fazemos. Será esta a verdadeira insência da tanto proclamada mentalidade? Pessoas que agridem outras com armas brancas? Se tiver que haver confronto, ao menos que seja de corpo a corpo. O que antigamente era visto com bons olhos "as claques" hoje em dia é em custa destes infelizes e issolados acontecimentos que a opinião publica nos intitula de "arroaceiros". Para quem "caga" para a opinião punlica, (como eu) ao menos reflitam um pouco nos seus actos e o que fazem verdadeiramente. O futebol, em si, não deve ser causa de vida nem muito menos de morte para ninguém. Pensem, na quantidade de chulos e corruptos que gravitam à volta do futebol, que exploram os bolsos dos adeptos, tornam-nos escravos dos horários impostos pelas televisões e transformam-nos em rebanhos de ovelhas "guardados" pelos cães polícias.
O Futebol hoje em dia é cada vez mais utilizada para propaganda de ideias que nada teem a ver com o futebol, pertencendo a grupos/organizações que acompanham a sua equipa, agredindo quem não partilhe desses seus ideais. As rivalidades e o confronto fazem parte da competição, mas deve ser manifestada no seu sentido mais positivo. Ao nível das claques (termo que não gosto), o respeito deve conquistar-se pela capacidade demonstrada em prosseguir melhor os seus fins. Se os grupos organizados de adeptos servem para apoiar o Clube, as suas vitórias/conquistas alcançam-se na defesa dos seus ideiais... em conseguir ter mais gente na curva, dar um melhor apoio, conseguir uma coreografia que cause impacto, ter uma postura interventiva na vida dos respectivos clubes, etc... assim vale a pena!
Mas isto apenas é uma gota no oceano ao que toca a podridão do futebol nos dias de hoje. É triste mas é o futebol podre que temos. Sem me querer alargar mais nos meus depoimentos despeço-me saudando os verdadeiros ULTRAS.

PS: Estes depoimentos foram proferidos por um elemento do nucleo, dai caso issolado, pois as suas palavras nos parecem ser adquadas.

6 comentários:

Anónimo disse...

O meu maior reconhecimento a quem redigiu tais apalvras tão sábias, tão certas. Numca o futebol pode ser PRETESTO para a violência.

Nem diabos, nem santos. apenas ultras.

Anónimo disse...

como um ultra, tenho admitir que tens aqui uma boa reflexão sobre o acontecimento e a sua relação com a mentalidade ultra, e também sobre o que se passa no movimento ultra português, gostei!

Anónimo disse...

a.c.a.b

Anónimo disse...

Sem duvida que este texto demonstra bem a realidade que se esconde por de tras do futebol vergonhoso que existe nos dias de hoje. Já tenho saudades de antigamente, quando juntava um grupo de amigos, iamos mais cedo para o estádio, bebiamos umas jolas, e apoiavamos o grande slb de forma exemplar...
Hoje em dia temos duas claques propriamente ditas rivais, e como se não bastasse temos ainda problemas internos dentro duma das... Meus amigos desculpem la dizer-vos isto, mas com franqueza, acham que assim vamos a algum lado??? Opa unide-vos num ideal...
Voltem anos 80, 90. velho estilo.

Anónimo disse...

Sem duvida, voçes teem aqui pano para mangas. Mas eu só digo uma coisa fock a.c.a.b

Anónimo disse...

Exelente rubrica. Todos os ditos ULTRAS deviam partilhar da mesma opinião. Bacano o meu abraço, e espero cá vir ver mais crónicas tuas.