segunda-feira, novembro 24, 2008

Académica 0-2 Benfica




Depois de uma semana muito polémica, muitos achavam que os grupos organizados do Benfica não conseguiriam dar a volta por cima. Mas contrariamente ao pensado, valeu a frase “na saúde e na doença”. O contingente policial a meu ver, seria o normal para um jogo desta envergadura, e mesmo as revistas nada de especial. De notar as largas filas para entrar, normal para um estádio que não está habituado a receber tanta gente. Os Diabos Vermelhos marcaram presença com cerca de 250 elementos. O jogo começou com algumas tochas, seguidos de cânticos fortes. Aos 30 minutos, o Benfica consegue chegar ao golo. Ruben Amorim respondeu da melhor maneira a um excelente passe de Nuno Gomes, levando as curvas ao delírio. Por entre cânticos e "morches", lá se fazia a festa. Regressados do intervalo, os jogadores do Benfica não precisaram de muito tempo para ampliar a vantagem. Aos 47 minutos, Cardoso converteu uma grande penalidade. A partir de aí, foram poucos os que apoiaram a equipa, talvez por o jogo ter passado por uma fase mais monótona, a verdade é que poucos insistiam no apoio, mais uma vez se notou que são poucos os que remam contra a maré. Existe mais sítios na bancada para onde ir. Polémicas a parte, o Benfica continua a vencer as suas partidas, não de uma forma brilhante, não chega às goleadas e não pratica um futebol por aí além. Em contrapartida, é uma equipa pragmática, com um grande espírito de entreajuda e com um profissionalismo que já não se via à uns tempos para as bandas da Luz. O certo é que o treinador do SLB tem-se revelado como a melhor aquisição da época, faz muito bem os trabalhos de casa e quem vai para o campo é sem dúvida quem durante a semana ganhou a sua confiança. Outra coisa que me agrada é que este novo futebol do conjunto Encarnado não está preso a um sistema táctico. Existem diversas soluções, os jogadores adaptam-se a fazer diferentes funções dentro de campo e isso é uma mais valia, já que mesmo que as coisa não estejam a correr bem, pode-se sempre tentar um plano B e Quique tem jogadores à disposição para isso.

terça-feira, novembro 18, 2008

segunda-feira, novembro 17, 2008

Resposta a certos ignorantes:



Tem-se falado muito sobre os acontecimentos de sábado e Domingo, e tenho lido tanta ignorância, que não poderia deixar de responder aqui a certas pessoas. Sei que não sou a pessoa indicada, mas também da passa da minha mera opinião. As claques não são apenas constituídas por vândalos e arruaceiros, mas devido à persistência de certos jornalistas e entre outros, as pessoas que não tem o mínimo de intelecto para pensar por si próprias, deixam-se levar pelo que certas pessoas dizem. Não sejam como ovelhas que para onde uma vai, as outras vão atrás, Tenham auto-critérios de avaliação. Se as pessoas que frequentam as claques só quisessem andar a “mocada”, não acham que ficava mais barato pagar umas aulas de boxe? Quem frequenta os grupos organizados por vezes ama demais o clube, e por amar de mais o clube, é que se não certos desacatos, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra. Vejam desta forma: se nas vossas profissões um certo indivíduo não desempenhar a sua tarefa, da melhor forma, gostariam que apelidassem toda essa classe de ignorantes e incompetentes?


Nos jogos em casa, mas sobretudo nos jogos fora, quem se deslocaria com grande frequência para assistir e apoiar o clube? Vocês que estão ai “alapados” no sofá, ou atrás de um PC? Não, pois ai está-se bem melhor, a atirar axas para a fogueira, e a falar de aspectos que não percebem e não fazem o mínimo sentido.

Tem-se notado inclusive uma forte perseguição aos grupos do Benfica. Será por não terem cedido, e não se terem vendido como tantos outros, usando o caminho mais fácil? Devemos lutar pelo que acreditamos e achamos que esta certo, e não pelo que os outros dizem que é correcto. Vejam estes exemplos: no último Sporting vs Porto, passou uma reportagem aquando da deslocação do Benfica a Alvalade, onde foi claramente "enxovalhados" pela comunicação social, como sendo uns totais desordeiros, e o Benfica nem sequer jogava nesse dia, nem com essa equipa; Aquando da ultima deslocação do Benfica a Guimarães, todos os jornais "adivinharam" , (vá-se lá saber de onde), que os adeptos de Guimarães iriam se vingar do sucedido do ano passado; Este ultimo Domingo a abertura dos jornais foi toda em torno das rusgas efectuadas a membros dos No Name Boys, pelos diversos sítios de Portugal, enquanto que pelo meio foram desvalorizando noticias como, assassinatos, abusos de puder, fraudes e corrupções, roubos, Violações, pedofilia, etc.

Não terão esses bravos do Ministério publico mais que fazer? Não estou a desvalorizar o faço de algumas pessoas ter em sua posse armas e droga, mas não haverá assuntos que mereçam mais atenção? Em certos aspectos até acho que as apreensões de armas e droga não passaram dum pretexto, pois droga da a costa as toneladas todos os dias, e armas até os miúdos brincam com elas. Mas isto é só a minha opinião.

Será que apenas os grupos organizados do Benfica praticam actos como: "associação criminosa, ofensas corporais graves a entidades e agentes policiais, roubo, posse ilegal de armas, tráfico de droga, danos agravados..." (isto retirado do jornal)… Entre estes aspectos não haverá outros grupos com problemas idênticos ou ainda piores? Ou será que estas rusgas não passaram de uma mera coincidência? Acho que é mais que tempo para lutarmos contra estes abusos de poder. Nota: Este texto não é nenhum incentivo a violência, apenas apela a consciência de todos, pois muitas coisas que aparentam ser, na realidade são outras totalmente diferentes.

terça-feira, novembro 04, 2008



Muito se tinha especulado, para realmente sabermos qual seria a tão falada surpresa que nos aguardava em Guimarães. Muito se leu nos jornais na semana em que antecedeu o jogo, muitas noticias relatavam que da parte dos vitorianos haveria resposta á "facada" do ano passado, mas na verdade nimguem falou dos estragos nos carros no pessoal do Benfica! Já todos sabemos que a comunicação gosta de deturpar as noticias, mas daí a perseguir os grupos do Benfica! Acho muito mau mesmo, mas também já tiveram e terão o que merecem. Relativamente a nós como núcleo realizamos uma tranferta em parceria com alguns núcleos, em que se veio a comprovar o sucesso. A união fez mesmo a força, autocarro com mais do que a lotação, fora os que se deslocaram em viatura própria. Depois de todos juntos la partimos em direcção a terra de D. Afonso Henriques. A chegada foi logo feita uma revista a saida do autocarro, no que deu em algumas apreensões. De seguida foi feita um género de caixa para nos escoltar ao Estádio, tendo havido algumas bastonadas, na altura do cortejo. Já la dentro foi bom ver o Afonso Henriques totalmente cheio, adivinhava-se uma boa noite de ambas as partes, pois ultra que se prese, gosta de ouvir, e fazer-se ouvir. Por volta dos 20m o Benfica já ganhava por 2-0. A expulsão de Reyes, fez-se com que o Benfica tive-se que abrandar. Mas soube gerir bem o resultado, o golo do Douglas fez com que as coisas em termos de apoio se equilibrassem. Deixo aqui um enorme abraço ao pessoal de Lousada, Bairrada e do Porto, caminhamos lado a lado.